Por que "clepsidro-me"?!?!

Leia a primeira postagem e descubra!!! (clique aqui)







terça-feira, 4 de maio de 2010

Bom termo

Um personagem do filme "O sonho de Cassandra", dirigido pelo Woody Allen, diz uma coisa que me marcou muito: "A vida tem vida própria".

Pois é, senti isso em muitos momentos da minha vida. E, recentemente, senti de novo. Sabe aquela coisa de planejar, mesmo que sem muita formalidade, como você gostaria que fosse sua vida ou, melhor dizendo, sonhar com o que seria bom naquele momento ou num futuro não muito distante?

Pois acho que todos fazemos isso, de uma maneira ou de outra. Promessas de fim de ano, poupança pra viajar ou comprar uma casa, novo curso de sei lá o quê, troca de emprego - todas essas coisas são um tipo de planejamento, ainda que despretencioso.

Desde 2008, a minha vida tem comprovado sua automia - às vezes penso que nem tenho mais ingerência sobre ela!! (claro que essa última frase fica por conta do meu exagero!! rsrsrsrs).

Mas que muitas coisas aconteceram é a pura verdade. Algumas delas eu procurei, até lutei por elas. Mas outras, simplesmente caíram no meu colo, me dando um baita susto!!!

Pra ficar num passado recente, posso listar três acontecimentos de extrema relevância pra mim: me separei e três meses depois estava de volta à minha cidade de origem, com um novo emprego, totalmente diferente de tudo o que eu tinha feito até então.

Nesse caso, a vida decidiu como eu teria decidido. Jogo empatado!

Logo depois de minha mudança do Rio, descobri que estava com um problema sério de saúde. Me tratei, fiz duas cirurgias e estou curada. Mas que susto!!! Ponto pra vida - ela virou o jogo.

Agora, por uma situação completamente alheia a minha vontade - a morte de uma pessoa próxima - estou indo morar com meu pai. Mais um ponto pra nós duas: eu e a vida, pois estou adorando essa ideia (fica mesmo estranho não botar acento em ideia... um dia acostumo...).

Além de todas essas "partidas", a vida ainda me fez jogar um jogo diferente de todos os que eu tinha experimentado até então. Ainda não sei o placar, pois ele não terminou. Na verdade, nem sei bem que tipo de jogo é esse. Espero, como o Rubem Alves, que seja frescobol (você conhece o texto dele sobre tênis e frescobol? Vale a pena!).

Na verdade, eu creio piamente que existe um Deus que sabe o que é melhor pra minha vida e me leva pela mão aos melhores caminhos. Mesmo que esses caminhos não sejam a minha escolha, tenho certeza de que são os melhores pra mim, pois Deus está no controle.

Uma prova disso é a minha nova casa: eu e meu pai havíamos decidido por um apartamento, que não deu certo. Fiquei triste, mas confiei: o que tem que ser, será. Dias depois, encontramos outro bem melhor!

Pensando bem, não há como competir com a vida, marcando pontos no placar, pois se Deus está no controle, tudo acontece como tem que ser. Sabe aquela música que diz "a vida tem sempre razão", pois é o que eu penso. Tudo que nos acontece é pra nosso crescimento.

Esses dias estava lendo a Bíblia e me deparei com um Salmo que diz "o que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo" (Sl 138:8). Lindo, não?!

Então, escolho sempre encarar a vida como parceira, e não como adversária de jogo!! Aliás, espero estar no jogo por muuuuuuuito tempo ainda!!

4 comentários:

  1. Carlinha, amei seu depoimento mesmo as vezes distante admiro muito você,pela sua autenticidade bjs Cármen Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Carla!Aqui é o Daniel Augusto(Aluno do providencia,cinefilo) Gostei muito do seu blog!
    É uma aula da vida isso aqui, mesmo que seja alguns pedaços da sua, é impossivel não sentir o que vc passou...ainda nao passei pela dor da perda mas sei que deve ser algo bem triste...e espero que vc se supere sempre!Por que vc é um lutadora!Nunca desista!

    eu queria te deixar dois trechos de texto que eu li, e que me ajudam muito.Em ambos os textos acho uma pura verdade.

    1º"A vida é chorar e rir a vida inteira. Aproveitar os momentos de tranqüilidade e brincar um pouco. Depois, os outros é agüentar. A vida é um sopro né?" Oscar Niemeyer

    2º“Você pode desperdiçar sua vida construindo barreiras e fronteiras ou então você pode viver ultrapassando-as. Mas há algumas que são perigosas demais para serem cruzadas. E aí vai o que eu sei: se você estiver disposto a se arriscar, a vista do outro lado é espetacular”

    tem um terceiro tambem...só que é de Shakespeare.Pra falar a verdade não sei exatamente se é dele(É pq eu roubei de um profile de um amigo meu no orkut kkkkkkk)depois te passo por email ok?
    Olha continua postando porque eu continuarei lendo e comentando quando der.

    Beijos,
    Daniel.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Bem de acordo com as "mudanças",que, aliás, testemunhei!
    Queria contribuir com um verso dos Cantares, de Antonio Machado: "Caminante, no hay camino...se hace el camino al andar".
    A vida é assim...damos um passo e o outro é...
    completamente novo! O máximo!
    Viver é, certamente, a melhor das aventuras!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carla, é Julia ( sua ex-aluna do Providência).
    Fico feliz que você esteja superando os obstáculos que vem aparecendo em seu caminho, e, na medida do possível, tirando lições de tudo isso.

    Bom, é isso, gostaria de deixar aqui um pedacinho de Clarice Lispector, que até está no perfil do meu orkut, rs. ( Passei a gostar dela depois de um dos seminários que apresentei, só que bem depois rs, analisando com outros olhos, eu a achava meio neurótica haha.)

    "... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. ..."

    Beijos Carla, saudade.

    PS:Quando vier ao Rio, deixa um scrap ! ;)

    ResponderExcluir