Por que "clepsidro-me"?!?!

Leia a primeira postagem e descubra!!! (clique aqui)







segunda-feira, 22 de março de 2010

Estricnina


Semana passada fui a um show no Memorial da América Latina, que por sinal está fazendo 21 anos. Fui assim, meio que no susto, sem saber muito bem do que se tratava, sabia apenas que era um show do Toquinho e, portanto, não poderia ser ruim.
Mas na verdade era mais que isso: era um show em homenagem ao centenário de nascimento do Adorinan Barbosa.
Eu, talvez por influência de meu pai, sempre achei o Adoniram o máximo!! De uma simplicidade ímpar e de um bom humor inusitado. Adoro o jeito como ele brinca com língua portuguesa.
Talvez o Adoniram seja o único capaz de inserir a quase impronunciável "estricnina" numa música, aliás uma das minhas preferidas, pela sua leveza! Genial!!
Outra surpresa do show foi a participação do Carlinhos Vergueiro, aparição rara, que dá um tempero especial ao caldeirão musical.
Toquinho e Carlinhos foram recheando o caldeirão com músicas ora suaves, ora divertidas, ora comoventes.
Eu, particularmente, me diverti e fiquei comovida com a "Torresmo à milanesa" (tem um pedacinho dela logo abaixo, pra quem não se lembra).
Me diverti pela história que o Carlinhos contou: quando ele e o Adoniran estavam compondo essa música, o Adoniran disse pra trocar o "bife à milanesa", por "torresmo à milanesa". Quando o jovem músico perguntou o por quê da mudança, ouviu: "Por que fica mais triste!" E fica mesmo! Comovente!


Um pouquinho de Adoniram:

O enxadão da obra
bateu onze horas

Vamo se embora, João
Vamo se embora, João
Que é que você troxe
Na marmita, Dito?
Truxe ovo frito
Truxe ovo frito
E você, Beleza,
o que é que você troxe?
Arroz com feijão
E um torresmo à milanesa
Da minha Tereza

(de Torresmo à milanesa)


Tiro ao Álvaro

De tanto levar
Frechada do teu olhar
Meu peito até
Parece sabe o quê?
Táuba de tiro ao Álvaro
Não tem mais onde furar...

Teu olhar mata mais
Que bala de carabina
Que veneno estricnina
Que peixeira de baiano...

Teu olhar mata mais
Que atropelamento
De automóvel
Mata mais
Que bala de revólver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário