Por que "clepsidro-me"?!?!

Leia a primeira postagem e descubra!!! (clique aqui)







sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Parafraseando Drummond


Nestas festas de fim de ano, quando a família se reúne, tem sempre alguém que relembra alguma história.



Pois bem, em casa não é diferente. Dessa vez a incumbência coube à Mamãe, que contou o que todos já sabíamos, mas adoramos ouvir de novo.

Quando meu sobrinho era bem menor, devia ter uns 4 anos ou menos, ele queria entender a agitação que tomava conta da casa em dezembro. O Natal ele entendia perfeitamente - dia em que o Papai Noel traz um monte de presentes.

Mas e o Ano Novo? O que era aquilo? Ele nem conseguia entender direito a contagem de um dia (cá pra nós, eu também não entendo bem - o tempo é um mistério pra mim), quanto mais de 365 deles!!!
Na tentativa de esclarecê-lo, minha Mãe disse que um ano ia começar naquela noite e falou toda a coisa de renovação, recomeço, etc, etc, etc....
Ao que tudo indicava, ele entendeu e se satisfez com a explicação. A festa de Ano Novo estava garantida - para todos. Lá fomos nós à comemoração.

Quando voltamos pra casa, depois da virada de ano, o menino fez uma rápida, mas minuciosa, inspeção na casa e indignou-se: "Está tudo como antes!!! Nada mudou!!"
Sem saber, ele estava parafraseando Drummond. O mineiro tem um poema maravilhoso sobre ano novo, chama-se "Receita de Ano Novo". Nele, Drummond diz que nada vai mudar porque decidimos que não é mais 2009 e agora é 2010 (claro que ele não usa esses números, né?!?!?).
Foi o que meu querido sobrinho constatou indignado: nada muda só porque a gente saiu pra comemorar o ano novo!! Esse papo de ano novo, se não tiver uma ação concreta da nossa parte é pura balela!

Não sei o que meu sobrinho esperava pra aquele ano. Talvez a duplicação de sua coleção de carrinhos, o boletim recheado de 10, um jogo irado pro videogame, um cachorro. Sei lá, não faço ideia. Mas seja lá o que tenha sido, ele aprendeu que nada ocorre num passe de mágica, que é preciso fazer alguma coisa pra alcançar o que queremos. Creio, e espero que meu pequeno também, que vamos conseguir o que queremos pela força de nosso coração e mãos!
Pra terminar, um pouquinho do Drummond:

"Para ganhar um ano-novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre."


Foto: Maninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário