Por que "clepsidro-me"?!?!

Leia a primeira postagem e descubra!!! (clique aqui)







segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Felicidade


Um tema tem me perseguido ultimamente: felicidade. Bom, né?!
Eu estou lendo um livro, que não é nem um pouco leve, e lá está ela.
Ligo o rádio e toca uma música com esse tema.
Abro outro livro e lá vem ela de novo........
Acho que é porque nesses últimos tempos estou me sentindo muito feliz, não exatamente alegre (apesar da alegria estar sempre me rondando, feito gato que quer carinho...), mas tenho me apercebido da felicidade com muita constância.
Sempre achei que alegria e felicidade eram coisas distintas. Embora a alegria possa ser companheira da felicidade, esta pode muito bem viver sem aquela.
Pra que me entendam melhor, recorro ao Agualusa (de novo ele...), que explica bem essa diferença:

"Há quem confunda a alegria com felicidade. A alegria não se parece com a felicidade, a não ser na medida em que um mar agitado se parece com um mar plácido. A água é a mesma, apenas isso. A alegria resulta de um entorpecimento do espírito, a felicidade, de uma iluminação momentânea. O álcool pode nos levar à alegria - ou um cigarro de liamba, ou um novo amor, porque nos obscurece temporariamente a inteligência. (...) A felicidade é outra coisa. Não ri às gargalhadas. Não se anuncia com fogo de artifício. Não faz estremecer estádios. Raras são as vezes em que nos apercebemos da felicidade no instante em que somos felizes." (Barroco tropical)

Sempre achei que a felicidade era um estado de espírito e a alegria, um contentamento por algo que aconteceu. Por isso, na minha opinão, a gente pode escolher entre ser feliz ou não, independentemente do mundo exterior, do que está acontecendo à nossa volta (claro, guardadas as devidas proporções).
Eu, de minha parte, sempre procuro optar pela felicidade, mesmo quando o céu não está assim tão azul. E aproveito cada momento de alegria também!! Assim, vou fazendo um estoque pros dias nublados!!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Carla! Muito interessante, nunca tinha me dado conta da diferença entre "felicidade" e "alegria", mas faz todo o sentido, aliás, isso explica muitas coisas também.... e fico alegre (!) em saber que você está, ao menos dentro do possível, feliz! Para mim essa é a melhor forma de viver, até porque, se a vida é uma peça, porque nós vamos dar uma de atores mal humorados , não é mesmo? (Mas falar é tão mais fácil do que fazer...(...)... ) Até mais e não deixe a felicidade ir para longe!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, é a unica palavra que traduz esse texto. ADOREI. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meus queridos!! Confesso que fiquei alegre ao ler os comentários de vocês!!
    Claro que nunca vou deixar a felicidade se afastar!! Aliás, tarefa que fica mais fácil com amigos como vocês.
    Super beijo e saudades

    ResponderExcluir
  4. Carla, obrigado por ter postado esse texto! "Felicidade" foi o tema da redação da UFRJ, e eu abordei, como argumento principal, exatamente essa diferença entre "alegria" e "felicidade"! Obrigado pela sua "ajuda indireta"! hahaha =D

    ResponderExcluir
  5. Que alegria que meus pensamentos sobre a vida te ajudaram a refletir e fazer seu texto!!
    Estou na torcida!! Toda sorte pr'ocê!! Bjs

    ResponderExcluir