Por que "clepsidro-me"?!?!

Leia a primeira postagem e descubra!!! (clique aqui)







segunda-feira, 26 de abril de 2010

Palavras



Outro dia, estava almoçando com uns amigos do trabalho e, não me lembro bem do porquê, um deles usou a palavra riquixá. Fiquei tão surpresa!! Nunca havia ouvido essa palavra, somente lido!!

Nesse mesmo dia, outra palavra me surpreendeu pela raridade com que aparece na linguagem oral: vendeta.

Vendeta. Vendeta. Vendeta. Como lhe soa essa palavra? Esqueça seu significado, concentre-se apenas no som. A mim, me parece forte, mas muito sonora. Não sei porque mas gosto do som dessa palavra.

Às vezes o som das palvras me encantam! Lembro quando me deparei com "pineapple", não parava de repetí-la mentalmente.

O mesmo aconteceu com "wunderbar"!! Achei maravilhosa a sonoridade (sem trocadilhos!). Tudo pra mim era "wunderbar"!!! rsrsrs

Quando dou aulas pra estrangeiros faço uma maldadezinha com eles: separo algumas palavras (a maioria adjetivos) que eles desconhecem e peço pra me dizerem se gostam ou não dela, se acham que seu significado é positivo ou negativo e, unicamente pelo som, o que elas poderiam significar.

Claro que na emagadora maioria das vezes eles erram feio, mas isso não importa, pois esse é um exercício de fonética, o que eu quero é que se concentrem no som e aprendam a articulá-lo adequadamente (explico, pra vocês não acharem que eu sou sádica e gosto de promover sessões de tortura durante as aulas!!).

Além de darem boas risadas, os alunos ampliam o vocabulário e treinam sons complicados pra eles! E eu, de quebra, vejo a minha língua por olhos estrangeiros, o que me permite um pouco de reflexão sobre ela. É bem divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário